Trabalhos
Filtros
Ver Todos
A História portuguesa está cheia de personalidades que, através de suas ações, pensamentos, coragem, criatividade, e até mesmo fraquezas, moldaram o país. Muitas vezes, essas figuras notáveis foram influenciadas por uma "alma gémea" — seja amiga ou inimiga, positiva ou negativa — que as inspirou, completou e motivou.
"DUPLAS À PORTUGUESA", é uma série documental de 13 episódios, que conta as histórias destas duplas que marcaram épocas diferentes em Portugal, desde o período medieval até a contemporaneidade, abrangendo temas como guerra, poesia, música política e ciência. Cada episódio é uma viagem entre duas biografias que se cruzam e se complementam, formando capítulos únicos narrados com a precisão histórica necessária, mas com uma pitada de ironia e leveza.
Tínhamos visto o formato original na Holanda e a qualidade dos cantores era excecional. Quando começámos a pré-produzir o Chuva de Estrelas em 1993, perguntávamo-nos se haveria em Portugal cantores tão bons como os holandeses.
No primeiro dia de audições, estávamos todos nervosos... foi então que chegou a primeira candidata. Escolheu um tema de Whitney Houston e assim que lhe demos o sinal, começou a cantar... todas as nossas dúvidas desapareceram naqueles 3 minutos. O Chuva de Estrelas ia ser um sucesso... e foi! Agora, o nome da cantora era... Sara Tavares!
"Pulsação Zero" é uma comédia de ação que segue Alex, um jovem humilde que, no mesmo dia em que descobre ter uma doença terminal, é abandonado pela namorada. Desolado, decide acabar com a vida por meio de envenenamento.
No entanto, ele recebe a notícia de que seus exames médicos foram trocados por engano e que está de perfeita saúde.
Para complicar, a namorada decide voltar. Agora, a última coisa que Alex quer é morrer..., mas ele tem apenas quatro horas e meia para encontrar o antídoto.
A estreia da adaptação portuguesa, feita pela D&D para a RTP, do 'game show' britânico "O ELO MAIS FRACO" marcou a televisão em Portugal nos anos 2000.
Foi em 2002 que Júlia Pinheiro popularizou a frase: “Tu és o elo mais fraco. Adeus!"... Uma frase que se espalhou por todo o país, chegando mesmo aos debates parlamentares.
Em 2006, o país juntou-se para selecionar o seu Maior Português. Para ajudar neste processo, foram criados 10 documentários sobre as 10 figuras históricas que emergiram como finalistas após meses de votação. Cada documentário apresenta a perspetiva dos defensores dessas figuras, explicando porque é que a figura histórica escolhida deve ser considerada o Grande Português.
E se conseguíssemos combinar um concurso com ficção, interpretada por alguns dos mais consagrados atores portugueses?
A resposta foi Cluedo, uma adaptação do famoso jogo de mesa homónimo, onde os atores se divertiam a inventar, juntamente com os guionistas, mil e uma maneiras de serem assassinados…
"PASSO A PALAVRA" juntou o saber das avós, o conhecimento dos pais e a irreverência dos filhos num jogo único apresentado por Nicolau Breyner.
O concurso da RTP, baseado num formato italiano, pôs à prova os concorrentes através de uma série de desafios ao redor de palavras e letras.
Inspirámo-nos em “Joking Apart”, um original de Steven Moffat, e demos-lhe um toque português, criando uma comédia que relata as aventuras e desventuras amorosas de Mário (Miguel Guilherme). Ele faz tudo, possível e impossível, para reconquistar o grande amor da sua vida, a sua ex-mulher Marta (Rita Blanco).
Durante dois anos, entrevistámos cerca de 100
profissionais da RTP, historiadores, jornalistas,
sociólogos, artistas e políticos, visionámos mais de 500
horas de arquivo de filme, para contar – em discurso
directo – a história da caixa que mudou Portugal.
Produzimos para o cinema "ESTORVO" baseado no romance homónimo de Chico Buarque. Este filme fez parte da competição oficial do 53º, Festival de Cinema de Cannes, em 2000.
Ganhou o Grande Prémio BR do Cinema Brasileiro e outros prémios pela fotografia, a música e a realização. Estreou em 2000 nas salas argentinas, portuguesas e brasileiras.
Durante um ano, percorremos Portugal de norte a sul para mostrar aos portugueses, neste jogo de pistas, os locais mais belos e desconhecidos do país.
Numa época em que os drones eram ainda ficção científica, mostrámos, pela primeira vez, aos portugueses a beleza de Portugal vista dos céus e depois através do olhar da Catarina Furtado, convidamo-los a entrar connosco nos castelos, palácios, praias, jardins e tudo o que valia a pena descobrir e dar a conhecer.
A sitcom "Solteiros," protagonizada por Maria João Abreu, Ana Bustorff, Nuno Melo e Vítor Norte, retrata as aventuras e desventuras de um grupo singular de amigos que procuravam - a todo o custo - deixar a condição de solteiros.
Depois do Chuva de Estrelas e Caça ao Tesouro, voltámos a trabalhar com a Catarina Furtado em Uma Noite de Sonho. Procurámos talentos, da magia à música clássica, do ballet ao fado e demos-lhes um palco e até uma orquestra.
Noite de Sonho obrigou-nos a um esforço de produção fora do comum... tudo para que os nossos artistas tivessem a noite que tanto desejavam, uma noite de sonho.
Utilizando diversas técnicas de animação e efeitos visuais, criamos um filme que rapidamente captura a dimensão e a missão da empresa SUMOL + COMPAL.
Apresentada por Fernando Mendes e Rute Marques, a Gala RTP Fim de Ano - "ATÉ QUE ENFIM 2004" - apresenta performances de Marco Paulo, Emanuel, Delfins, um dueto com Roberto Leal , Vitorino, Peste e Sida, Quinta do Bill, Commedia a la Carte, Mafalda Arnauth e Lúcia Moniz. Um programa que combina espetáculo e humor de maneira surpreendente e inesperada.
Em 2010, para assinalar os 100 anos da instauração da República em Portugal, criámos o espetáculo de video mapping "A PRAÇA DOS CIDADÃOS"
Desde a mítica chegada de Ulisses a Lisboa ao mais recente restauro da praça, narrámos 1000 anos de história do que é hoje a Praça do Comércio.
Documentário sobre a vida de um dos mais carismáticos atores e cómicos portugueses.
Esta é a história da família Cordeiro, Vítor, Tina e Américo que, por diversas circunstâncias, se veem obrigados a partilhar a mesma casa. Vítor Cordeiro é um novo-rico que subitamente se encontra na miséria devido às suas "trafulhices" e a uma noite desastrosa no Casino.
Quando o tribunal decide que ele "já não é dono dos seus bens", Vítor e a sua esposa Tina são forçados a mudar-se para a casa abandonada de uma tia-avó de Vítor. A partir daqui, vamos acompanhar as tentativas de Vítor para voltar a ser rico.
A convite da Presidência da República, a D&D, em co-produção com a Praça das Flores, organizou a programação da Expo no dia 10 de junho de 1998.
Foram 56 espetáculos e 22 intervenções, além de animações infantis, envolvendo mais de 1500 artistas nacionais ou de língua portuguesa. Houve bandas de topo, grupos de jazz, música erudita, fado, música do mundo, e grupos populares e etnográficos, culminando em um espetacular fogo de artifício, mostrando a diversidade e qualidade da produção artística nacional.
Todos os espetáculos foram filmados e transmitidos ao vivo nos vários ecrãs da Expo, com a D&D Audiovisuais responsável pelo projeto audiovisual.
Foram 14 horas consecutivas de espetáculo, tornando o dia memorável!
Clube dos Campeões é uma sitcom que funciona como uma metáfora do Portugal do final dos anos 90: muito otimismo, muito 'desenrascanço'… e futebol de baixa qualidade.
A série narra a história de um grupo de personagens que jogam, torcem e gravitam em torno da equipa mais amadora e perdedora do país.
Chegámos a Roma no verão de 1995 e entrámos no mítico CineCittà para filmar o programa de televisão mais louco em que alguma vez tínhamos estado envolvidos: Luna Park. Junto ao Studio 5 (o mítico estúdio onde Fellini filmou), acampámos durante 4 meses e criámos uma movimentada ponte aérea para trazer dezenas e dezenas de concorrentes e artistas portugueses todas as semanas.
Sílvia Alberto e os seus convidados discutiram, riram e emocionaram-se com 13 personagens e temas que marcaram a História e a Política de Portugal. Quem foram os 13 heróis portugueses, os 13 vilões, as 13 mais belas histórias de amor, os 13 piores defeitos portugueses...
JOSHUA BENOLIEL, FOTÓGRAFO BEDUÍNO é um documentário sobre a vida e o legado fotográfico daquele que é considerado o pai do fotojornalismo português.
José Figueiras e Marina de Santiago trouxeram a boa disposição aos ecrãs da SIC com um programa onde para além de conversas com vários convidados, davam aos telespectadores a oportunidade de vencerem prémios através de passatempos telefónicos.
Após nossa experiência em Roma produzindo o Luna Park, foi a vez de uma equipe da RAI Uno vir para Portugal para coproduzir conosco o Numero Uno, um concurso de talentos destinado a encontrar o melhor dos melhores em diversas profissões.
Rogério Samora foi o apresentador... e ainda hoje suspiramos ao lembrar do episódio dedicado aos pasteleiros. A quantidade de bolos que tivemos de provar nos bastidores foi inesquecível!
Produzimos para a RTP uma gala para celebrar a chegada de 2005, com Fernando Mendes e Isabel Angelino como anfitriões. O especial contou com sketches de comédia hilariantes, protagonizados por Rita Blanco e Nicolau Breyner, entre outros. Além disso, o programa foi abrilhantado por números musicais de artistas queridos do público como Romana, Cristina Branco, Emanuel e Marco Paulo.
Uma Noite Inesquecível é um telefilme que é uma mistura de géneros entre o filme negro e a comédia.
A história começa com três amigos trintões de longa data, Tó (André Gago), Alberto (Alberto Faria) e Paulo (Lourenço Henriques), que após um jantar animado, decidem seguir a sugestão de Tó, casado e delegado de propaganda médica, e ir para uma “boîte” perto da fronteira com Espanha.
Alberto, que esconde aos amigos um problema de coração, sofre um ataque cardíaco. Os donos da boîte impedem que se chame uma ambulância e os amigos vão-se embora com o corpo sem vida de Alberto no porta-bagagens do carro. Ainda em Espanha param numa bomba de gasolina e o carro é roubado.
Misto de programa cómico e reality show, “O PIOR CONDUTOR DE SEMPRE", com apresentação de Bruno Nogueira, juntou os 13 piores condutores de Portugal (estranhamente licenciados com carta de condução) para tentar treiná-los, com algumas gargalhadas pelo caminho, e garantir que, quando voltassem às estradas, seriam menos perigosos para os outros condutores - e para eles próprios, claro!
Um filme que narra os 40 anos de história de um dos escritórios de advocacia mais prestigiados do país, enquanto também olha para o seu futuro.
Pedro Ribeiro partiu país adentro para falar com jovens apaixonados pelo futebol. As perguntas foram certeiras e boas… mas foram as respostas que nos deixaram com esperança na geração mais jovem.
Filme que comemora os 25 anos da meia maratona EDP, uma das mais importantes provas do género a nível europeu. Para tal, foram feitas entrevistas a várias figuras ligadas a este grande evento desportivo.
Série de 18 filmes sobre a Dieta Mediterrânica: um percurso pelos paladares do Sul da Europa e do Norte de África unidos por um traço comum, a dieta mediterrânica.
Saborosas receitas, inspiradas numa cozinha simples, mas variada, que conquistou o reconhecimento mundial. Para degustar lentamente, com prazer.
Cuidado com as Aparências, estreou na BBC e rapidamente alcançou um sucesso estrondoso.
Seria possível adaptar para Portugal uma sitcom tão britânica? E onde encontrar uma atriz que interpretasse a inenarrável e tão britânica Hyacinth Bucket? Catarina Avelar pegou no papel e deu-lhe um toque português com a sua Jacinta Bimbo… perdão, Bimbô.
Estreado em 1999, "RI-TE, RI-TE" foi o primeiro grande sucesso de um novo canal na época, a TVI. Este programa humorístico combinava anedotas, apanhados, dança e animação. Com público ao vivo e um júri que votava nas melhores piadas e brincadeiras trazidas ao palco pelos concorrentes, o programa proporcionava momentos de pura diversão e risadas inesquecíveis.
Um concurso de comédia apresentado por José Pedro Gomes, transmitido em 1994. Duas equipas concorriam contando anedotas à desgarrada.
O público era o júri e, pela primeira vez em Portugal, foi criado um sistema de votação direta nas bancadas: os espectadores votavam ‘live’ e a evolução da votação era transmitido num ecrã no estúdio.
É uma sitcom? Um talk show? Ou talvez um programa de entrevistas? "OS JIKA DA LAPA" é um formato inovador que cruza vários géneros televisivos. A parte ficcional conta a história de uma família angolana endinheirada, radicada em Portugal há 30 anos. O membro mais jovem, com pouco mais de 20 anos, acredita que o seu destino é tornar-se um "Senhor Televisão". Aqui nasce o cruzamento entre a série de humor e o espaço de entrevistas. Os convidados são personalidades nacionais de reconhecida notoriedade pública, como artistas, políticos, economistas e futebolistas.
Acompanhámos o nascimento da Benfica TV, através da produção de programas como a série documental Vitórias & Património, os magazines “Cheerleaders”, “Estrelas SLB” e “Adeptos Como Nós”, bem como o concurso “O maior Benfiquista” e a produção das galas “Prémios Cosme Damião”.
"RISO, MENTIRAS E VÍDEO" foi um concurso de humor em que três concorrentes competiam contando anedotas. Cada participante tinha a oportunidade de mostrar suas habilidades humorísticas, tentando arrancar risos da plateia e impressionar o júri. No final de cada episódio, o júri votava e decidia qual dos concorrentes era o melhor contador de anedotas, coroando-o como o vencedor.
Uma encomenda do Pavilhão de Portugal na Expo’98 levou-nos a formar uma equipa internacional de historiadores, maquilhadores, aderecistas, animadores, directores de fotografia e realização para recriarmos, em CGI, a história da chegada dos portugueses ao Japão no século XVI. Este é o making-of deste projeto que misturava arte com história e tecnologia.
Um filme fascinante que utiliza tecnologia 3D para recriar a descoberta por um mergulhador dos destroços submersos de uma nau portuguesa.
"MITOS, SONHOS E REALIDADES" é um filme de animação que explora e compara os mitos existentes, o sonho da descoberta e as realidades enfrentadas pelos navegadores portugueses.
Foi um privilégio para nós dar vida aos conteúdos do Pavilhão de Portugal na EXPO 98 com a produção de três filmes: "MITOS, SONHOS E REALIDADES", A "VIAGEM" e "AQUARAMA".
O desafio era criar três áreas de conteúdos que surpreendessem os milhares de visitantes do Pavilhão de Portugal, vindos de todas as partes do mundo. Optámos por recriar – através de CGI – o ambiente de fantasia, realismo mágico e de trágica realidade que rodeava os navegadores portugueses nos séculos XV-XVI.
O Museu Benfica – Cosme Damião é um museu dedicado à história do Sport Lisboa e Benfica, da cidade de Lisboa e do mundo para o qual produzimos mais de 700 filmes que fazem parte da exposição permanente do museu.
Estas são peças de vídeo que conta a história do SLB através de instalações interativas. É uma viagem interativa através de 116 anos de história feita através da imagem e som.
Os grandes nomes que marcaram o desporto português nas últimas cinco décadas passaram pelo palco do Coliseu para homenagear os 50 anos do jornal Record, numa grande gala transmitida em directo pela SIC com produção D&D Audiovisuais.
100 anos de história em 1000 segundos. Foi este o ponto de partida quando começámos a trabalhar na produção de “O VÔO DA ÁGUIA” para o Museu Cosme Damião.
Um filme de animação 3D que conta a história do Sport Lisboa e Benfica através de um voo virtual sobre a cidade de Lisboa.
A D&D foi responsável pela montagem de toda a operação audiovisual e produção de conteúdos da gala que visa reconhecer o mérito de várias personalidades ligadas ao universo Benfiquista.
Este documentário narra o dia-a-dia dos vigilantes do Museu Nacional de Arte Antiga, oferecendo um olhar sobre aqueles que fazem a ponte entre o estatuto das obras e a vida quotidiana. Muitas vezes invisíveis, estes funcionários circulam silenciosa e discretamente de sala em sala, enquanto os visitantes focam-se nas obras de arte. O filme retrata as rotinas dos vigilantes nas diversas áreas expositivas, mostrando diferentes gerações e as suas conexões únicas com as obras de arte. Além disso, também acompanhamos a vida destas fora das paredes do museu.
Presented by Catarina Furtado, the Lusophony Gala brought together some of the most notable artists from the Portuguese-speaking universe.
A violência doméstica narrada por quem a viveu. Neste documentário, três vítimas de violência doméstica dão um testemunho emocional dos momentos dramáticos que viveram naquele que pensaram ser o seu último dia de vida…
Em Lisboa, toxicodependentes com um problema de dependência de heroína, tentam, para reencontrar a dignidade há muito perdida, uma derradeira solução. Aderem voluntariamente a um programa de substituição desta droga, pela toma presencial diária, de Metadona.
Uma série documental composta por 6 episódios que explora elementos representativos da sociedade e cultura portuguesa. A série levanta a cortina sobre o funcionamento de museus, investiga as múmias do Museu Nacional de Arqueologia, e revela a azáfama diária num dos hospitais mais importantes do país. Além disso, embarcamos numa viagem ao longo da Estrada Nacional 2 e conhecemos a vida de portugueses com histórias marcantes.
Um documentário intimista sobre lisboetas que insistem em conservar um pouco do país rural de onde partiram há décadas.
As estórias de hortas verdinhas e bem cuidadas, plantadas, contra tudo e contra todos, no meio da selva de cimento que é, cada vez mais, Lisboa.
Lorem ipsum dolor sit amet
Mário e Rita vivem juntos há cinco anos, numa relação estável, mas desgastada. No regresso a casa, encontram-se num comboio com um homem estranho que confessa ter agredido a esposa durante uma discussão acalorada.
Rita, cada vez mais obcecada, acredita que ele matou a mulher e que os matará também. Presa nas suas paranoias, ela constrói um muro de terror que a afasta da realidade, deixando Mário impotente para ajudá-la.
Virgílio conhece Carmen, uma bela mulher, e tenta entender o motivo pelo qual ela quase cometeu suicídio. Decidido a ajudá-la, ele leva-a para o sul do país. O que ele não sabe é que dois mafiosos a estão a seguir.
Numa parceria entre a Samsung, o Comité Olímpico Português e a RTP, produzimos seis documentários que destacam alguns dos atletas portugueses mais proeminentes nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Cada documentário, com a duração de 55 minutos, retrata estes atletas, sublinhando as qualidades distintas que os levaram a tornar-se campeões através dos seus percursos diversos. Naide Gomes, Joaquim Videira, João Rodrigues, Telma Monteiro, Nelson Évora e Vanessa Fernandes personificam diferentes facetas do espírito olímpico.
Filme sobre aquela que é considerada uma das mais belas maratonas do mundo.
Filme sobre a EDP meia maratona mais importante do país.
Viagem de norte a sul ao mundo dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica. Este é um programa feito com e para os adeptos do Benfica.
Um filme que mostra aquela que é considerada a melhor academia de futebol do mundo. Uma viagem aos bastidores deste centro que para além de criar futebolistas também se preocupa com a criação de bons cidadãos.
Magazine sobre os principais atletas do Sport Lisboa e Benfica. Este é um retrato completo sobre cada atleta, onde os ficamos dentro e fora dos campos.
Quem são as Cheerleaders do Benfica. O que é que elas fazem nos seus tempos livres? É esta a proposta deste programa.
"APRENDER E EVOLUIR" é um programa do grupo Jerónimo Martins que visa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer o 12º ano. Esta série mostra algumas dessas pessoas e a forma como o programa afetou a suas vidas.
"EUREKA!" é uma série dedicada à divulgação de experiências relacionadas com a entrada dos jovens no mercado de trabalho, jovens ambiciosos, empreendedores e que nunca desistiram de procurar o seu sonho.
O Maior Benfiquista é um concurso de cultura geral inteiramente dedicado ao Sport Lisboa e Benfica.
O objetivo deste programa, conduzido por João Malheiro, é saber quem é o maior benfiquista. Quem é aquele, ou aquela, que mais sabe sobre o clube do seu coração.
Para tal, os concorrentes têm de ultrapassar vários desafios que põem à prova o seu conhecimento sobre o SLB.
Produzimos uma série de curtos filmes sobre uma mobilidade rápida, sustentável, inovadora e económica.
Depois do sucesso do "CHUVA DE ESTRELAS" pensámos... porque não tentar fazer um programa em que partimos à descoberta de actores?
Falámos com o Diogo Infante e o seu entusiasmo foi imediato. Nem sequer tínhamos pensado no esforço de produção que seria necessário para construir centenas de cenários necessários para cada concorrente...
De Vasco Santa a Tennessee Williams, de Gil Vicente a Tom Cruise... eram centenas e centenas de cenas de cinema, teatro e televisão.
Ao longo de dois anos, acompanhámos a construção da nova sede da VdA. O resultado é um filme que conta a história dos novos escritórios, desde o projeto de arquitetura até à chegada dos advogados ao seu novo local de trabalho.
Durante dois anos, pesquisámos arquivos de norte a sul do país, realizámos cerca de 300 entrevistas, para produzirmos a mais completa história do Sport Lisboa e Benfica em mais de 200 episódios da série documental “Vitórias e Património”.
"VOLUNTÁRIO" traz-nos 13 casos que envolveram intensamente 26 pessoas cujas vidas foram transformadas pelos laços que estabeleceram entre si.
Cobrindo as mais diversas áreas, desde a ajuda a pessoas em situação de exclusão social, passando pela deficiência, o apoio aos sem-abrigo, até ao acompanhamento de imigrantes e de pessoas com doenças terminais, cada um dos 13 episódios de "VOLUNTÁRIO" revela o impacte que uma ajuda generosa e consistente pode ter na vida de quem julga não ter saída para as suas dificuldades especiais.